Apesar de serem conceitos complementares entre si, há uma diferença entre moda sustentável e moda consciente.
O que une os dois conceitos é, sem dúvida, a busca pela minimização dos impactos ambientais e, porque não dizer, dos impactos sociais da indústria têxtil.
E o que diferencia os dois é o fato de que a moda sustentável está relacionada às empresas e marcas da indústria têxtil, enquanto a moda consciente está relacionada ao comportamento do consumidor, ou seja, nós, você e todos que consomem peças de vestuário.
Neste artigo vamos aprofundar um pouco cada um destes conceitos e dar algumas dicas de como entrar nessa tendência que, temos certeza, não é apenas uma trend, mas um caminho sem volta em direção a uma prática de consumo cada vez mais sustentável.
Vamos começar entendendo o que é consumo consciente.
O que é consumo consciente
Consumo consciente é um termo mais abrangente que abraça todas as formas de consumo: do alimento à água, da eletricidade às roupas e calçados. Enfim, de todo o nosso consumo diário.
Nós praticamos o consumo consciente quando repensamos nossos hábitos de consumo, tentando minimizar nosso impacto no meio ambiente ou, como dizemos, diminuir a nossa pegada ecológica.
O que é pegada ecológica e por que ela é tão importante?
O consumo consciente vai desde optar por comprar produtos ecofriendly, de marcas responsáveis e comprometidas com a questão ambiental, até buscar formas de diminuir o desperdício e fazer o descarte dos resíduos ou dos ítens que não servem mais da forma correta.
E passa pelo questionamento da nossa necessidade de comprar: será que eu preciso mesmo disso? Ou estou comprando por impulso?
Agora que você já tem uma ideia do que é consumo consciente, vamos falar sobre a diferença entre moda sustentável e moda consciente.
O que é moda sustentável?
A moda sustentável é a busca, por parte das empresas e marcas da indústria têxtil, de formas mais sustentáveis de produção, procurando minimizar o impacto da indústria da moda no meio ambiente.
É um conceito que chegou para se contrapor ao fast fashion e suas dezenas de coleções lançadas anualmente e a produção em massa de peças baratas e descartáveis.
O fast fashion, como sabemos, além de promover o consumo desenfreado, gera um enorme descarte de peças de vestuário, contribuindo para a poluição do meio ambiente.
Além de diminuir a geração de resíduos não só durante o processo produtivo, mas também após a compra, já que investe na fabricação de peças duráveis, a moda sustentável também tem outras iniciativas que contribuem para diminuir seu impacto na natureza.
São iniciativas como:
- Uso de corantes naturais, que não poluem o meio ambiente;
- Uso de tecidos orgânicos que, além de serem naturais, utilizam menos água na sua produção;
- Uso de materiais reciclados: contribuindo para a diminuição do descarte de resíduos na natureza;
- Promoção de uma nova relação do consumidor com a moda, incentivando a compra de peças duráveis e que tenham um propósito/significado;
- Educação dos consumidores: divulgando informações que os ajudem a fazerem escolhas mais conscientes ao realizarem suas compras;
- Transparência: mantendo um canal aberto para que seus consumidores possam esclarecer eventuais dúvidas sobre seus produtos e/ou cadeia produtiva;
- Responsabilidade Social: dentro do entendimento de que não há como promover uma moda sustentável sem cuidar da segurança, qualidade de vida e bem-estar de todos os colaboradores envolvidos.
Leia também: Por que é urgente adotarmos uma moda mais sustentável?
O que é moda consciente?
A moda consciente, como já dissemos, está relacionada ao ponto de vista do consumidor e inicia quando este decide repensar seu modo de vestir, fazendo escolhas mais éticas e levando em consideração os impactos ambiental e social das roupas que está adquirindo.
Para ser colocada em prática, devem ser levados em conta vários fatores como:
- Conscientização sobre o processo de produção das peças: o consumidor consciente tem a necessidade de entender como as roupas são feitas. Ele vai buscar informações sobre os materiais que as marcas utilizam, se são sustentáveis ou não; se os métodos de produção empregados são amigáveis ao meio ambiente; e também em relação ao respeito dos direitos dos trabalhadores envolvidos.
- Preferência por materiais sustentáveis: o consumidor consciente vai optar por materiais orgânicos, reciclados ou de origem sustentável. Para ele, as roupas devem ser feitas de tecidos que causem menos impacto ambiental, além de serem produzidas de maneira ética.
- Mais durabilidade e qualidade: o consumidor consciente opta por investir em peças com maior qualidade e alta durabilidade em vez de optar por peças descartáveis, abrindo mão da moda rápida. É uma atitude que, além de reduzir a quantidade de resíduos gerados, também promove um consumo mais responsável.
- Apoio a marcas éticas: o consumidor consciente vai apoiar marcas que adotam práticas éticas em todas as etapas da sua cadeia produtiva. O que inclui a garantia de condições de trabalho justas a todos os colaboradores envolvidos, a transparência em todo o processo e um compromisso firme com a sustentabilidade.
- Usar artigos de segunda mão e adotar o upcycling: comprar roupas de segunda mão, como em brechós, ou adotar práticas como o upcycling (transformar peças antigas em novas) são escolhas comuns entre os consumidores que optam por um estilo de vestir mais consciente. O que ajuda a manter as peças em uso por mais tempo, reduzindo o desperdício e a geração de resíduos, além de diminuir a demanda por peças novas.
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